Pular para o conteúdo principal
SEMINÁRIO EXECUTIVO

Temas relacionados à migração para nuvem e novas salas temáticas movimentaram o II Seminário Executivo SUCESU-RS

28/09/2022

SEMINÁRIO EXECUTIVO

Temas relacionados à migração para nuvem e novas salas temáticas movimentaram o II Seminário Executivo SUCESU-RS

28/09/2022

Na tarde de sexta-feira (02) do II Seminário Executivo SUCESU-RS, a apresentação inicial foi da THINK IT e o tema “Transformando o negócio com a migração para cloud Oracle - Case Think & Unimed Porto Alegre”, com Marcos Pires, Sócio-diretor de Engenharia de valor da Think IT, Marcio Souza, Líder de Arquitetura, e Cristiano Silveira, Superintendente de TI da Unimed Porto Alegre. No palco, os motivadores para a migração completa para a nuvem foram exemplificados através do trabalho da Think IT na transformação digital da Unimed Porto Alegre. 

A programação seguiu com a mensagem da CIRION - "Conectamos desafios de negócios com soluções tecnológicas", transmitida por Fernando Ciria, Account Manager. Através dos serviços de Redes Escaláveis e Conteúdo, Data Center & Hybrid Cloud, Segurança Integrada e Voz e Colaboração, a CIRION apresentou um formato de trabalho inovador, composto por um ecossistema de parcerias para soluções completas.

Logo depois, o momento foi da VERITAS | SERVICE IT - "Backup na Nuvem: mais eficiência e economia", com Raoni Bornato, Solution Engineer. O tema abordou como a adoção acelerada da nuvem gerou desafios, especialmente o aumento da complexidade e dispersão dos dados, GAP de conhecimento e ataques cibernéticos. Bornato destacou a importância da proteção, governança e resiliência dos dados na nuvem, serviço oferecido pela VERITAS através de uma abordagem integrada de gerenciamento e proteção de dados com versatilidade, desempenho e economia de custos.

Continuando no tema da computação em nuvem, a CLOUD2GO foi representada por Artur Hansen, Diretor de Expansão, com a "O Impacto da Computação em Nuvem na Transformação Digital dos Clientes". Hansen apresentou casos de clientes em que a plataforma em nuvem foi aplicada para modernizar a engenharia de dados, possibilitando mudanças importantes no funcionamento das empresas e seus impactos no público acolhido por cada segmento.

Ao fim das apresentações, Harlen Duque, presidente da Sucesu Minas Gerais e presidente executivo da Sucesu Nacional, destacou a missão da entidade: "Promover o relacionamento entre a comunidade de tecnologia no Brasil, contribuindo o seu desenvolvimento, conectando e debatendo entre quem desenvolve produtos e serviços tecnológicos e os usuários, desenvolvendo uma nova experiência e colaborando com um novo mundo."

SALAS TEMÁTICAS

A novidade na programação do II Seminário Executivo SUCESU-RS foi a presença de salas temáticas. Os temas foram sugeridos pelos CIOs participantes do último encontro - realizado no mês de abril - através de uma pesquisa de satisfação: Transformação Digital, Segurança da Informação, Inteligência Artificial e Data Science. Os CIOs foram divididos em grupos e os patrocinadores se revezaram entre as quatro salas. 

Transformação Digital - TREND MICRO | SERVICE IT

Na espaço, o tema foi abordado pelos patrocinadores TREND MICRO | SERVICE IT através da apresentação "Zero Trust - Como esse modelo de segurança pode apoiar sua estratégia de Transformação Digital", com Pedro Machado, Sales Engineer da Trend Micro. Machado apresentou o Zero Trust, um modelo superior de segurança para as empresas, destacando os desafios de uma abordagem tradicional na transformação digital, como aumento do uso da nuvem e aumento dos dispositivos, assim como a dificuldade detectar e responder ataques. Como solução, o Zero Trust consegue entregar acesso aos dados e as aplicações através de uma política de forma contínua baseada em risco e em contexto, com a análise de risco em cima de uma série de fatores para personalizar a ação para a segurança da transformação digital de cada empresa.

Segurança da Informação - ALGAR TELECOM | FORTINET | TD SYNNEX

A parceria entre ALGAR TELECOM | FORTINET | TD SYNNEX foi apresentada para ajudar a superar os grandes desafios da transformação digital. Lisiane Batista (Algar Telecom) e Leonardo Rocha (Fortinet) destacaram como as empresas estão levando as aplicações da internet para o acesso das filiais (pontas), permitindo uma melhor experiência do usuário e facilidades, mas também a maior vulnerabilidade dessas contas. A proposta das empresas é atender essa vulnerabilidade, unindo SD-WAN e segurança em um único produto para entregar a segurança de forma centralizada em todas as localidades. Para isso, foi apresentado SD-WAN Super Seguro, uma forma de interligar as filiais de uma empresa à sua matriz de forma privada, permitindo vários tipos de conexões com gestão centralizada.

Inteligência Artificial - IPROCESS

A IProcess apresentou o tema "Oportunidades do Uso de Inteligência Artificial aplicada à Automação de Processos" por seu Diretor Comercial, Eduardo Britto. Ele trouxe a visão de oportunidade existente de aplicação da Inteligência Artificial nos negócios, como machine learning e tecnologias orientadas ao trabalhador digital, e ainda detalhou quatro conceitos para essa aplicação: interação, compreensão, descoberta e recomendação. A empresa apresentou alguns exemplos de aplicações da Inteligência Artificial em diversos ramos: Mineração de Processos; Compreensão de textos; Captura cognitiva; Identificação de imagens; Chatbot; Análise Preditiva Treinada; e Previsibilidade de pedidos.

Data Science - MULTIEDRO

A ciência de dados foi a área abordada pela MULTIEDRO, com o tema "Crie melhores experiências de dados com o Google Cloud". Ilício Francisco Junior, Head de Data Science, explorou o conceito de Data Science e destacou a possibilidade do seu uso em diversas aplicações e áreas, incluindo varejo, saúde, indústria, logística, finanças, entretenimento, agronegócio e serviços. Também foram abordados os desafios ainda encontrados nesse tipo de aplicação: escassez de profissionais qualificados; falta de cultura baseada em dados; baixa qualidade dos dados; segurança de dados; integração de dados; dilemas éticos; medo da diminuição expressiva dos empregos. 

O II Seminário Executivo SUCESU-RS 2022 tem como patrocinadores Diamante a Netfive | Pure Storage | VEEAM, Sensedia, Tigabytes | Google, além do patrocínio especial de AWS | Nextios, Connection, Datalakers, Deliver IT, Dynamica, Firstbot | Rocketbot, Fritsch Consulting, Infodive, Lumen, Netfive, Sensedia, Startech | Avaya, Techchannel | Huawei, Vita IT, Adopti, Matrix, e DB. O patrocínio Gold é da BR Digital, CommScope, Anixter e Ifortix, Ganzer | Zebra, GX2, Simpress, e Soluzzione. A Arklok | AMD é patrocinadora Gold Plus. Os patrocinadores Platinum são Algar Telecom | Fortinet | TD Synnex, AWS, CLOUD2GO, Ingram Micro, Iprocess, Multiedro, Netskope, Qlick | IN1, Seal Telecom Convergint, Sonda, Teletex | Tenable, Think IT, Trend Micro | Service IT, Veritas | Service IT, e ainda o Patrocínio Platinum Plus da DELL | Microsoft.

Compartilhar: