Pular para o conteúdo principal
Evento

Tech Summit 2023 reuniu profissionais e estudantes para debater as Tecnologias do Agora no Instituto Caldeira

O Tech Summit foi considerado o evento de abertura da temporada de encontros da entidade em 2023, promovendo a reunião de diversos GU’s e profissionais de áreas distintas.

28/03/2023

Evento

Tech Summit 2023 reuniu profissionais e estudantes para debater as Tecnologias do Agora no Instituto Caldeira

O Tech Summit foi considerado o evento de abertura da temporada de encontros da entidade em 2023, promovendo a reunião de diversos GU’s e profissionais de áreas distintas.

28/03/2023

A edição de 2023 do Tech Summit, organizado pela SUCESU-RS e seus Grupos de Usuários (GU 's), reuniu profissionais, estudantes e gestores das principais empresas de tecnologia do Rio Grande do Sul no último dia 18 para trocar conhecimentos sobre os principais temas em alta no mercado da tecnologia. Assuntos como a segurança da informação, plataformas de realidade virtual, hiperautomação, uso da Inteligência Artificial e a novidade do Chat GPT foram alguns dos destaques do evento realizado no Instituto Caldeira, que também recebeu a participação especial do Keynote Speaker Gustavo Handschunch, Regional Sales Manager da Dell Technologies. 
 
Durante a abertura, o presidente da SUCESU-RS, Nilson Ayala, reforçou as possibilidades e trocas de experiências que ocorrem ao idealizar novas ideias para o futuro do mercado de TI. O Tech Summit foi considerado o evento de abertura da temporada de encontros da entidade em 2023, promovendo a reunião de diversos GU’s e profissionais de áreas distintas para focar nas transformações tecnológicas possíveis através das novas descobertas realizadas a cada dia. 
 
"Dentro do Instituto Caldeira, temos um ambiente muito propício para esse engajamento tecnológico, e com certeza as nossas expectativas foram alcançadas nesse evento que é a cara da SUCESU-RS, e que veio para mostrar a importância do indivíduo na criação de softwares, chegando para ficar”, declarou o Diretor dos GU’s, Cássio Trindade. 
 
Transformação dos negócios e Tecnologia 
Com 30 anos de experiência no mercado de TI, o Keynote Speaker Gustavo Handschunch apresentou a palestra “Impacto da Tecnologia na Transformação dos Negócios”, que proporcionou novas perspectivas entre a evolução da infraestrutura tecnológica e como ela foi viabilizada para atender as demandas do mercado. Ele ainda conectou a sua apresentação com outros assuntos que seriam abordados ao longo do dia, deixando um alerta importante: cada profissional pode ligar as transformações às mudanças que estão acontecendo em suas áreas.
 
Ele também fez questão de elogiar a atuação da SUCESU-RS, destacando o seu trabalho para a discussão das transformações tecnológicas antes mesmo do próprio mercado pensar em realizar. “Acho muito interessante esse link de dar liberdade para os grupos trazerem a visão como usuários. A SUCESU-RS é uma entidade que não apenas se propõe a disseminar um conceito, mas sim, trazer os acontecimentos de baixo para cima, apresentando uma realidade de mercado não só do Keynote Speaker de sucesso, mas também do usuário, daqueles que trabalham no dia a dia com isso”, parabenizou ele. 
 
Desafios e possibilidades da TI 
No painel do patrocinador Think IT, Marcel Barradas, Diretor Comercial da empresa, abordou os benefícios da nuvem, agilidade, escalabilidade e a visão de futuro através da inovação. De acordo com ele, a habilitação da transformação digital nas organizações é o maior benefício da cloud, apesar do desafio de gastos com nuvem, que já chegam a 32%. 
 
Já em relação à segurança, o professor, pesquisador e consultor da área de Segurança da Informação, CEO e fundador da WSS Security, Daniel Dalalana, citou as questões relacionadas à "Arte dos Testes de Segurança”. Ao relembrar a importância de observar o impacto dos testes de segurança, Dalalana destacou a imersão nos negócios como um dos pontos-chave para realizar uma avaliação de segurança com precisão.  
 
Lucia Kaplan, profissional Designer UX/UI Sênior no DBLab, e Leonardo Azzi Martins, Bacharel em Engenharia de Computação pela UFRGS e Líder Técnico e Engenheiro de Software no DBLab, aproximaram as discussões sobre “Design para o Metaverso” no painel do GUIX, ressaltando as realidades estendidas e plataformas para criação de espaços de realidade virtual. 
 
Eles também apontaram as perguntas mais importantes a serem feitas ao elaborar uma estratégia do Metaverso para empresas: “Qual desafio? Qual contexto? Quem é o usuário? Qual objetivo? Qual tecnologia será usada?”, exemplificaram Lucia e Leonardo. 
 
Eficiência e segurança de dados
A temática da “Hiperautomação: O Futuro do Trabalho e a Reinvenção da Produtividade”, foi a primeira a abrir a programação de palestras da tarde no painel Sigma Software. Nele, Adriana Pelosi Feitora, Head do Brasil na Sigma Software, conceituou a hiperautomação e a união de várias tecnologias que a constituem, proporcionando uma nova visão sobre a redução de custos, erros humanos e melhorias na experiência do usuário. 
 
As mudanças e desafios sobre as rápidas transformações de mercado foram temas do painel do GUFERS, recebendo o Micro Frontend na Zenvia, Guilherme Severo, para apresentar a palestra “Arquitetura Micro Frontend: Aumentando a Eficiência e a Agilidade dos Negócios”. O profissional exemplificou o desenvolvimento ágil e eficiente, com maior escalabilidade e a experiência intuitiva dos usuários de Frontend através de cases de sucesso. 
 
Uma das novidades mais recentes da área da TI, o Chat GPT foi tema de debate no painel do GUDS com a palestra “Chat GPT: implicações na LGPD e o futuro do trabalho com o uso da IA generativa”. A Sócia e Diretora da i9 Compliance, Caroline de Melo Gularte, foi a responsável por conceituar e apresentar os impactos da nova tecnologia na proteção de dados, explorando a ótica do direito aos erros e como a OpenAI ainda não se encontra em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 
 
Novas tecnologias e seus impactos 
O Gerente de Soluções na Sensedia, Rafael Cardoso, e o Arquiteto de Software na Sensedia, Leonardo Americo, deram continuidade aos debates sobre evolução da indústria tecnológica na palestra “Maximizando o Potencial do seu Negócio: Uma Jornada nos Pilares de Integração Moderna, do GUERP. Entre os principais tópicos abordados, os profissionais destacaram as trocas de arquivos, cliente servidor, Soap Web Services e Rest API como grandes passos para o desenvolvimento da área, conceituando a temática da compossibilidade - atribuída à responsabilidade distribuída derivada da não necessidade de ter algo centralizado. 
 
Durante a programação, também foram exploradas as discussões a respeito da sustentabilidade e a previsão de uma catástrofe cibernética para 2025. De acordo com Vladimir Barcellos Bidniuk, ESGRC Trust Advisor & DPO e Coordenador do GURGC, painelista da temática “Riscos Emergentes à Sustentabilidade”, as tecnologias atuais já estão migrando do escritório para as máquinas, apontando para o crescimento exponencial do uso de robôs e os riscos cibernéticos que podem ser derivados da conexão em massa. 
 
Layoff no mercado de Tecnologia
Para finalizar a programação do Tech Summit, Eduardo Bobsin, Business Agility Consultant and Trainer, Alexandre Trevisan, CEO na uMov.me, Emerson Hernandez, Consultor e Adriana Pelosi Feitosa, Head do Brasil se reuniram no painel do GUMA para debater os investimentos em startups, efeitos da pandemia de Covid-19 e da Guerra na Rússia sob o mercado de tecnologia.
 
Entre os ensinamentos deixados ao final da apresentação, ficou em destaque a necessidade de cada profissional seguir desenvolvendo suas habilidades técnicas e humanas, networking e suas soft skills, impulsionando os trabalhos individuais e os mantendo relevantes para seguir melhorando as entregas com um olhar mais aguçado para o mercado interno. 
 
O evento Tech Summit 2023 foi uma realização da SUCESU-RS e de seus Grupos de Usuários, com Patrocínio Gold da Sigma Software e Think IT. 

Compartilhar: