Pular para o conteúdo principal
TECNOLOGIAS INTELIGENTES

SUCESU-RS debaterá simplificação da tecnologia para transformação nas pessoas

23/02/2021

TECNOLOGIAS INTELIGENTES

SUCESU-RS debaterá simplificação da tecnologia para transformação nas pessoas

23/02/2021


Anualmente, a SUCESU-RS define um tema que permeia todas as suas ações durante os 12 meses seguintes com o intuito de aprofundar o assunto entre profissionais de TIC e empresas. Para 2021, o tema escolhido é: Tecnologias inteligentes gerando simplificação e transformação nas pessoas e nas organizações. Nesta entrevista, o presidente da SUCESU-RS, Nilson Ayala, conta como foi o processo de escolha e porque consideram importante trazer esse debate para o mercado.  


SUCESU-RS - Como foi a escolha do tema deste ano?
Nilson Ayala - Primeiro solicitamos para toda a diretoria sugestões de temas. Recebemos vários e fizemos um primeiro filtro, com foco em todas aquelas que focavam nas pessoas. Chegamos a cinco temas, que depois repassamos para votação dos Conselheiros. 

Se olharmos o tema desse ano é uma continuidade do tema do ano passado, a sociedade 5.0. E acredito nisso, inclusive para um olhar de concorrência, porque se uma empresa focar nas pessoas, ela também está olhando para a concorrência. Empresas que abraçam causas em prol da sociedade, sempre têm muito a ganhar. A tecnologia resolve nossos problemas do dia a dia, constrói um mundo mais inclusivo, igualitário. Eu acredito que podemos tomar decisões de negócio, aumentando o lucro e gerar resultado legal e social na comunidade em que a empresa está inserida.  

SUCESU-RS - Por que acreditam que ele é relevante para o setor de TI?
Nilson Ayala - A gente tem que ampliar a visão das pessoas que trabalham com tecnologia de que existe um propósito. Em especial os profissionais tomadores de decisão, líderes, têm que ter esse senso de propósito.  Ou mesmo um programador, que está lá fazendo códigos, ele não pode olhar aquilo apenas como um código, ele tem que olhar além. 

Na SUCESU-RS, além dos fornecedores que virão aos eventos falar sobre como estão ajudando a sociedade, também olhamos para o CIO. E uma das coisas mais bacanas de dentro da SUCESU-RS são os Grupos de Negócios e Grupos de Usuários. 


SUCESU-RS - Quais seriam essas tecnologias inteligentes e o que poderia ser um exemplo de aplicação delas na simplificação de algo?
Nilson Ayala - No Brasil acredito que o melhor exemplo é o PIX, uma tecnologia inteligente que gerou uma simplificação e está transformando o mercado. É algo que atinge todas as camadas sociais. São inúmeras tecnologias envolvidas que geram uma transformação social, reduz o custo e simplifica processo. 

O Home Office é outro exemplo. Como fazer com que as pessoas estejam bem engajadas e integradas com a  empresa? Alguns softwares fazem a administração de tempo e produção da pessoa.

SUCESU-RS - Quais os desafios dos CIO’s na escolha dessas tecnologias para os negócios?
Nilson Ayala - Dentro da SUCESU-RS a gente tem conversado muito sobre movimentos como ao +PraTi. Pois todo aquele emprego que mais automatizado ou repetitivo, vai ser eliminado. E como elevar essas pessoas que possuem um nível educacional mais baixo, como incluir? 
Então precisamos ter essa consciência de uma tecnologia que inclua essas pessoas também. E eu vejo essa preocupação em grandes empresas que investem em projetos como o +PraTi. De que adianta a gente usar inteligência artificial, criar robôs, mas as pessoas não serem felizes? Pra mim é essencial.
A própria vacina da COVID-19 certamente foi acelerada pela evolução da tecnologia.
 

Compartilhar: