Pular para o conteúdo principal
Tecnologia

ChatGPT: inovação e tecnologia no trabalho

03/03/2023

Tecnologia

ChatGPT: inovação e tecnologia no trabalho

03/03/2023

O ChatGPT, ferramenta capaz de realizar conversas extremamente realistas com os usuários, têm chamado a atenção de profissionais de diversas áreas. O programa utiliza algoritmos para analisar uma grande quantidade de dados disponíveis na internet e, a partir deles, gerar respostas em linguagem humana e fluida para as perguntas que lhe são feitas.

O coordenador do programa de mestrado e doutorado em Administração da Universidade Positivo (UP), Luiz Gustavo Alves de Lara, considera que a novidade trará mudanças significativas no mundo do trabalho no curto prazo. Para ele, quanto menos especializado e mais repetitivo for o trabalho, maior a chance de a atividade ser rapidamente extinta.

Ainda de acordo com de Lara, as tarefas administrativas e de suporte técnico estão entre as mais ameaçadas pela inteligência artificial, devido ao uso simples e intuitivo, como o ChatGPT. No entanto, ele destaca que profissionais de áreas como Marketing, Relações Públicas e Jornalismo devem estar cientes de que a tecnologia pode ser utilizada para gerar conteúdo mais facilmente e com mais velocidade.

Além das áreas citadas, a produção de conteúdo didático, como livros ou questionários de avaliação, pode ser atingida, diminuindo significativamente a demanda de atuação profissional e abrindo oportunidades para quem conseguir construir práticas a partir da tecnologia e levar o ensino e a aprendizagem a outro patamar de interação. Na Colômbia, a ferramenta já chegou até mesmo na área do Direito, quando um juiz resolveu um caso de saúde de uma criança autista com a ajuda do ChatGPT, algo inédito no país.

Sendo testado a todo o momento, grandes empresas de tecnologia fizeram uma série de perguntas ao ChatGPT e, com base nas respostas, chegaram à conclusão de que a inteligência artificial poderia ser contratada como engenheiro nível três, com salário anual bruto de R$ 942.779,40. 

Apesar das novidades sobre a inteligência artificial, de Lara ressalta que a inteligência humana segue insubstituível por ser capaz de ser criativa, pensar criticamente, ter empatia e desenvolver uma relação com os outros. Enquanto o ChatGPT e demais ferramentas são expressões da eficiência da técnica de quem as cria.

Ainda segundo o especialista, o Google planeja lançar uma nova ferramenta para enriquecer os recursos de pesquisa da plataforma. As mudanças devem ser disponibilizadas gradualmente, sendo semelhantes ao LaMDA, modelo já desenvolvido pelo Google.

Fonte: https://tiinside.com.br/24/02/2023/mudancas-no-mercado-de-trabalho-com-chatgpt/

Compartilhar: