Pular para o conteúdo principal
MERCADO

Banrisul dá salto tecnológico com foco no cliente e em segurança

Jorge Krug, diretor de Tecnologia do Banco Banrisul, detalha projeto vencedor do Executivo de TI do Ano 2021

10/05/2021

MERCADO

Banrisul dá salto tecnológico com foco no cliente e em segurança

Jorge Krug, diretor de Tecnologia do Banco Banrisul, detalha projeto vencedor do Executivo de TI do Ano 2021

10/05/2021

Jorge Krug, Diretor de Tecnologia do Banco Banrisul, iniciava a sua carreira, ainda sem saber o destino que seguiria, cursando a faculdade de Análise de Sistemas e de Física, no Rio Grande do Sul (RS). Depois de alguns estágios na área de análise de sistemas, Krug aproveitou uma oportunidade no Banrisul, onde daria início ao relacionamento que tem até hoje com o banco. Krug não se viu lecionando Física e a escolha pela tecnologia foi fácil. Nessa trajetória, ele participou de momentos importantes na história da tecnologia e das instituições financeiras do Brasil e, sobretudo, do Banrisul.

Sua história no banco, no entanto não foi linear, entre idas e vindas e uma passagem pela IBM em Nova York, Krug criou carreira no Banrisul, onde conduziu o projeto de reorganização da área de tecnologia do banco e assumiu a área de automação bancária, que resultou na criação da área de Segurança de TI e o levou a se tornar Superintendente da Unidade. Mais tarde, ele viria a ser convidado a ocupar o cargo de Diretor de Tecnologia do Banrisul. “Eu fui o primeiro Diretor de Tecnologia que o Banrisul teve em 93 anos vindo do quadro do banco (…) e o primeiro do quadro a permanecer por duas gestões”, diz.

No final dos anos 1990, se tornavam crescentes as fraudes aos cartões de tarja magnética e, ao mesmo tempo, os bancos passavam por um período de migração para o cartão com chip. Paralelamente, se desenvolvia no Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), um sistema nacional brasileiro de certificação digital. Krug então montou um modelo de chip que continha uma assinatura digital e permitia ao cliente Banrisul “assinar” como cidadão brasileiro, com um certificado digital inserido no chip do seu cartão do banco.

Embora todos os bancos brasileiros estivessem aderindo à migração, a tecnologia aplicada nos cartões do Banrisul tinha essa característica única, que seria um grande diferencial para seus clientes, essencial para o “Projeto Integração Banrisul Log Único gov.br”.

Fonte: https://cio.com.br/carreira/banrisul-da-salto-tecnologico-com-foco-no-cliente-e-em-seguranca/

 

Compartilhar: