Pular para o conteúdo principal
Artigo

Adesão à nuvem e segurança: as prioridades tecnológicas das empresas em 2021

25/01/2021

Artigo

Adesão à nuvem e segurança: as prioridades tecnológicas das empresas em 2021

25/01/2021

Organizações de diversos portes e segmentos foram desafiadas em 2020. A pandemia trouxe o isolamento social e a necessidade de trabalhar de maneira remota, adaptar negócios e repensar processos. A tecnologia apareceu como ferramenta fundamental para solucionar diversos problemas: permitiu a aproximação mesmo a distância, ajudou a automatizar atividades, possibilitou inovar e encontrar novas formas de atuação e, principalmente, se provou grande aliada para o futuro.

Se por um lado a Covid-19 foi um obstáculo que as empresas tiveram que superar com mudanças e protocolos, por outro funcionou como um acelerador. Foi um ponto de inflexão que permitiu visibilizar aspectos aos quais as companhias precisavam dar prioridade para seguir crescendo alinhadas às demandas do mundo atual. A pandemia impulsionou como nunca a transformação digital e, agora, reflete diretamente nas prioridades das empresas para a computação em 2021.

Pesquisa realizada pela Red Hat entre julho e setembro com organizações em todo o mundo, incluindo a América Latina, mostra que a maioria das empresas (65%) está bem avançada em suas iniciativas de transformação digital e diz ter alcançado ou até mesmo superado a fase “de transformação”. Com isso, afirmam que vão direcionar seus investimentos em tecnologia para cinco áreas prioritárias em 2021: segurança da informação (45%), gestão de TI e da nuvem (39%), infraestrutura de nuvem (34%), otimização da TI atual (29%) e automatização da TI (26%). As implementações vão permitir mais eficiência, segurança e menores custos.

O estudo avalia que a nuvem híbrida será uma solução importante para muitas empresas. Para 27% dos respondentes a estratégia de nuvem em 2021 será híbrida, enquanto 17% irão priorizar a nuvem privada e 10% nuvem pública. Outros 11% devem optar por uma estratégia multicloud mediante o uso de várias nuvens públicas independentes entre si. O levantamento prevê, ainda, um forte aumento no uso de três ou mais nuvens nos próximos 12 meses. Apesar de apenas 22% dos respondentes terem dito que atualmente utilizam esse sistema, 51% afirmaram que planejam fazer isso no ano que vem.

As mudanças mais significativas são esperadas na América Latina e na Ásia-Pacífico, onde os entrevistados planejam, no mínimo, triplicar o uso de nuvens. A intenção é similar à do ano anterior. O atraso na adesão às clouds pode ser explicado pela pandemia, que colocou em compasso de espera muitos dos planos das corporações. Com a esperança renovada de que o próximo ano seja melhor do que este, as empresas começam a traçar novamente os caminhos para a migração de seus sistemas.

A análise dos dados coletados pela pesquisa mostra que a transformação digital segue em curso. Muitas empresas acreditam já ter alcançado sua maturidade, outras ainda dão seus primeiros passos, mas todas podem contar com soluções capazes de atender as principais demandas de mercado. O open source aparece como grande destaque nessa caminhada, ofertando escalabilidade, flexibilidade, colaboração e transparência em um momento no qual as companhias mais precisam. Avançar não é uma escolha, é uma opção mandatória. A transformação digital continua sendo uma ferramenta importante para que as empresas possam superar seus desafios imediatos, ao mesmo tempo em que constroem novas instâncias de crescimento.

*Paulo Bonucci é vice-presidente e general manager da Red Hat para América Latina

https://cio.com.br/tendencias/adesao-a-nuvem-e-seguranca-as-prioridades-tecnologicas-das-empresas-em-2021/

 

 

Compartilhar: