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PANDEMIA

A responsabilidade dos CIOs na crise do COVID-19

Os dias vêm sendo de desafios para todos os setores de negócios com o coronavirus, em especial para aqueles considerados essenciais. Um deles é o funcionamento dos sistemas de TI das empresas, pois independentemente do segmento, é a tecnologia que permite que o negócio continue operando à distância na maior parte dos casos.

24/03/2020

PANDEMIA

A responsabilidade dos CIOs na crise do COVID-19

Os dias vêm sendo de desafios para todos os setores de negócios com o coronavirus, em especial para aqueles considerados essenciais. Um deles é o funcionamento dos sistemas de TI das empresas, pois independentemente do segmento, é a tecnologia que permite que o negócio continue operando à distância na maior parte dos casos.

24/03/2020

Os dias vêm sendo de desafios para todos os setores de negócios com o coronavirus, em especial para aqueles considerados essenciais. Um deles é o funcionamento dos sistemas de TI das empresas, pois independentemente do segmento, é a tecnologia que permite que o negócio continue operando à distância na maior parte dos casos.

Nesse cenário, o papel do CIO é fundamental, como relata Daniel Scherer, presidente do GUCIO-RS, grupo que reúne cerca de 50 executivos que comandam as áreas de TI das principais empresas do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Deliberativo da SUCESU-RS. “Agora é a hora que temos que manter o negócio funcionando. A responsabilidade é totalmente nossa e a gente abraçou isso com todas as forças”, afirma Daniel.

Ele conta que como as decisões de parada foram muito rápidas, nem todos estavam preparados para colocar os sistemas rodando em home office e o desafio caiu sobre as áreas de tecnologia. “As empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia e isso mostra o papel fundamental de um gestor, pois faz toda a diferença como ele age nesses momentos. Nós, do GUCIO, estamos trabalhando muito em conjunto, essa troca tem sido fundamental, qualquer novidade ou tecnologia estão sendo compartilhadas”, relata.

Para Daniel, a maioria dos CIOs têm conseguido responder de forma eficiente a demanda para suas empresas, por maior que sejam as dificuldades. Ele lembra que em casa as pessoas não têm a mesma experiência do local de trabalho, com rede estabilizada e conhecendo os processos. Ele avalia que as áreas estão com mais dificuldades hoje de entender como trabalhar em home office do que com a tecnologia em si.

O executivo é otimista e vê tudo isso como uma grande oportunidade de aprendizado. ”O mundo vai sair mais fortalecido de tudo isso e as empresas também, pois os paradigmas que estão sendo quebrados pela necessidade vão mudar a forma de vermos as coisas. O GUCIO está totalmente dedicado às empresas”, finaliza.

Fonte: Reverso Comunicação Integrada 

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