Com o tema "Conectando Mundos: Tecnologia, Negócios e Sociedade na Era da Inteligência Artificial", o I Seminário Executivo SUCESU-RS reuniu os principais CIOs do estado no dia 23 de abril, em Porto Alegre. O destaque do primeiro encontro deste ano foi o keynote Jorge Bosch, Sócio e Head de Produtos da StartSe, além de um painel que abordou o tema principal do evento com especialistas do mercado.
Em sua palestra, o keynote do dia fez questão de lembrar ao público que todos são impactados diariamente pelo potencial do crescimento da inteligência artificial, e que não é raro se questionar: "ela vai nos substituir?". Segundo ele, é importante ficar atento aos novos modelos de negócios que surgem e saber se adaptar, mas não deixar de lado a preocupação com a ética e a regulamentação da IA, especialmente no Brasil e em um ano eleitoral.
O painel com Alexandre Arnold, Diretor de Tecnologia, Inovação, Dados e IA do Grupo Panvel, Roberto Woltmann, Gerente de Ti do Sebrae-RS, e mediação de Vitor Hugo Hoffmann, Gerente de TI da Cabergs, também falou sobre a inteligência artificial. Alexandre compartilhou os principais desafios que a Panvel encara nesse tema, como a conexão com o mundo real, mas também citou os pontos positivos, como a nova assistente de atendimento de apoio farmacêutico lançada pela empresa e feita por IA. Roberto Woltmann ressaltou que um desafio é acompanhar a velocidade das mudanças.
Entre os demais conteúdos do dia, as empresas apoiadoras do I Seminário Executivo SUCESU-RS abordaram temas como as plataformas de proteção a ciberataques, que aumentam a cada ano no Brasil e no mundo todo, além de exemplos práticos de usos da IA, especialmente na análise de dados. O presidente da SUCESU-RS, Luiz Henrique Portella, avaliou a importância do evento.
"Mais uma vez nos reunimos para falar sobre tecnologia e pensar os seus impactos não apenas no mercado, mas em toda a sociedade. Acreditamos que tudo está interligado e debater juntos sobre esses temas é um passo para construir soluções que possam fazer a diferença para todos", destacou Portella.
Comentários