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Google diz que suas plataformas movimentaram R$ 188 bilhões no Brasil em 2023


Em evento realizado nesta quinta-feira (29), em Brasília, o Google apresentou seu Relatório de Impacto Econômico de 2023, que mostra que as plataformas da empresa, incluindo Busca, Google Ads, AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube, movimentaram R$ 188 bilhões no Brasil em 2023.


O relatório inclui a divisão do impacto econômico em cada uma das cinco regiões do Brasil. Apenas no ano passado, o uso dos produtos do Google ajudaram a movimentar R$ 93,5 bilhões em atividade econômica no Sudeste, R$ 33,9 bilhões no Sul, R$ 32,2 bilhões no Nordeste, R$ 17,7 bilhões no Centro-Oeste e R$ 11,2 bilhões no Norte.


O relatório é realizado anualmente pela consultoria global Access Partnership. A análise considera estimativas de retorno de investimento em publicidade, a receita compartilhada pelas plataformas do Google com editores, criadores de conteúdo e desenvolvedores de aplicativos e os benefícios econômicos gerados para organizações a partir do uso das soluções de computação em nuvem. Os cálculos são realizados a partir de informações públicas e seguem metodologia similar à usada pela consultoria em outros países, como Austrália, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia.


Outra informação que compõe o relatório destaca o impacto para o ecossistema de desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional Android e para a Google Google Play. Em 2023, mais de 330 mil vagas de emprego foram criadas para atender a este mercado, principalmente a partir do crescimento econômico das empresas que atendem o setor – adicionando novos postos às 238 mil vagas criadas em 2022.


Desenvolvimento econômico e social


O Relatório destaca as iniciativas e projetos do Google para estimular o desenvolvimento econômico e social do país. O Google.org, instituição filantrópica da empresa, o Google.org, destinou mais de R$ 38 milhões para apoiar mais de 60 organizações brasileiras em projetos educacionais, desde 2017, e, entre 2018 e 2024, doou R$ 15 milhões ao Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), com o objetivo de capacitar 500 mil mulheres até 2025, promovendo a equidade de gênero e empoderando mulheres para seu desenvolvimento profissional e pessoal.


A empresa também tem investido na formação de novos profissionais na área da tecnologia, em vista das constantes transformações do setor de tecnologia, que exigem novas habilidades dos profissionais. Em 2022, o Google se comprometeu a doar 500 mil bolsas de estudo para os Certificados Profissionais do Google até 2026, oferecendo cursos em áreas como Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos, Design de Experiência do Usuário, Marketing Digital e E-commerce, Cibersegurança e Inteligência Artificial. Até o momento, mais de 270 mil bolsas de estudo já foram distribuídas no país.


O Google Cloud ainda investe em programas para preparar jovens para o mercado de trabalho, com destaque para o Capacita+, um hub de aprendizado online que oferece cursos gratuitos em diversas áreas da nuvem. Mais de 250 universidades e escolas técnicas brasileiras já participam do programa, colaborando para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no país.


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