Neste mês, o Fórum Econômico Mundial realizou sua Reunião Anual 2023, em parceria com a Accenture e a Microsoft, anunciando um protótipo funcional de sua Global Collaboration Village (Aldeia de Colaboração Global). Trata-se de um metaverso orientado a propósitos onde as organizações podem se reunir para adquirirem conhecimentos, criar soluções e ações quanto aos desafios mais urgentes do mundo.
Na reunião, representantes de 80 organizações líderes do mundo todo se reuniram em sua primeira sessão interativa e multilateral no metaverso com o objetivo de contribuir para moldar o desenvolvimento da 'aldeia'. Klaus Schwab, Fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial, afirmou que o Global Collaboration Village usará as habilidades do metaverso para encontrar soluções de forma mais aberta, inclusiva e sustentada para os grandes desafios atuais.
Julie Sweet, CEO da Accenture, também salientou as mudanças profundas que o metaverso proporcionará a todos os negócios, unindo os mundos físico e digital. De acordo com a CEO, a iniciativa permitirá que as empresas criem novos produtos e serviços de consumo inovadores, transformem suas operações e mudem as formas de colaboração e trabalho.
O potencial de mudar fundamentalmente a maneira de se comunicar e colaborar uns com os outros foi um dos principais assuntos abordados por Brad Smith, vice-presidente da Microsoft Corporation, que destacou a superação das limitações do mundo físico para oferecer conexões aprimoradas para todos. Além disso, o desenvolvimento da Global Collaboration Village pela Microsoft Mesh foi considerado um exemplo de como é possível usar a tecnologia do metaverso para reunir pessoas e comunidades de novas formas, conectando ainda mais ideias inovadoras e diversas ao redor do mundo.
Sobre a Global Collaboration Village
A Global Collaboration Village utiliza o poder do metaverso para criar co-presença e conexão para um público mais diverso e fisicamente disperso. Com base na prova de conceito introduzida em maio de 2022, este projeto construído na plataforma de realidade mista Microsoft Mesh, inclui um conjunto de espaços imersivos iniciais que podem ser acessados por headset VR ou laptop.
Na edição do próximo ano, o Fórum irá convidar organizações a construir nesses espaços imersivos para reforçar ainda mais o aprendizado, a colaboração e a parceria. O objetivo da iniciativa de fortalecer e reenergizar a cooperação internacional é guiado por quatro princípios: cooperação global para soluções compartilhadas; imersão interativa para promover melhor compreensão; ampla participação possibilitada por discussões inclusivas; e ação individual e coletiva como um catalisador para o impacto máximo.
Comments