Um novo relatório divulgado pela Unisys aponta que 65% das empresas planejam aumentar os investimentos em soluções em nuvem nos próximos dois anos. O estudo analisa o papel da tecnologia da informação e das tecnologias de nuvem e inteligência artificial à medida que a transformação dos negócios continua a avançar. Apesar dos desafios econômicos, o levantamento constatou que as empresas estão determinadas a priorizar os investimentos em recursos digitais para impulsionar o crescimento e gerenciar os custos simultaneamente.
Apesar da tendência a aderir às soluções em nuvem, a tensão entre a TI e o C-Level, juntamente com os desafios iminentes relacionados à falta de talento e às preocupações éticas relacionadas à inteligência artificial, ainda limita o potencial total das empresas em investimentos digitais.
O estudo destaca insights importantes, como o fato de que 85% das empresas estão investindo em tecnologias de nuvem, mas apenas 19% as adotaram e utilizaram efetivamente para melhorar seus negócios. Apenas 15% das empresas estão integrando a inteligência artificial em suas estratégias de negócios, deixando as restantes 85% preparadas para serem impactadas por mudanças disruptivas. Além disso, mais de 55% das empresas reconhecem que não compreendem completamente o impacto ético da inteligência artificial. No que diz respeito à segurança, 58% adotam uma abordagem proativa em relação às vulnerabilidades e ameaças, enquanto 42% têm uma abordagem reativa.
Para a vice-presidente sênior de soluções de nuvem, aplicações e infraestrutura da Unisys, Manju Naglapur, a adoção de uma mentalidade digital nativa da nuvem de ponta permitirá às organizações maior agilidade para alcançar o potencial máximo de crescimento de suas operações, inspirando a inovação.
Ainda de acordo com o relatório, os gastos com soluções em nuvem permanecem imunes aos problemas econômicos, com 85% das empresas aumentando ou planejando aumentar seus investimentos nessa área nos próximos dois anos. No entanto, apenas 19% alcançaram um nível avançado de adoção da nuvem, enquanto 36% estão na fase de planejamento e adoção inicial. Para obter mais progresso e aproveitar ao máximo seus investimentos, as organizações devem otimizar sua infraestrutura em nuvem existente.
Embora as tecnologias em nuvem impulsionem o crescimento dos negócios, existem desafios significativos relacionados à falta de talento que precisam ser enfrentados para gerenciar e maximizar essas tecnologias. De acordo com o relatório, 42% dos líderes de TI expressaram preocupação em manter suas equipes atualizadas em relação às novas habilidades e tecnologias necessárias para a adoção da nuvem. As organizações estão planejando incorporar treinamento contínuo em seu fluxo de trabalho para aprimorar e requalificar sua força de trabalho.
O relatório, intitulado "De Barreiras a Avanços: Revelando Oportunidades de Crescimento com Inovação Habilitada para a Nuvem"", reuniu respostas de 2.264 participantes, incluindo C-Level, líderes de TI e desenvolvedores de empresas globais em cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia.
Comments