top of page

Estudo aponta para o aumento da sensação de insegurança digital entre líderes de TI


Nesta semana, a Veeam Software divulgou as conclusões do seu 4º “Data Protection Trends Report”, que busca compreender como a proteção de dados está evoluindo no mundo digital. Os resultados da pesquisa apontam que as empresas não estão protegidas o suficiente, o que gera um desafio para os ambientes de TI híbridos mais complexos e aumenta os orçamentos para evitar ataques cibernéticos, bem como acompanhar a diversificação dos ambientes de produção em várias nuvens.


Dentre as principais prioridades das organizações neste ano, está a melhoria na confiabilidade e o sucesso dos backups. Além disso, há a necessidade de reforçar que a proteção de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Software como Serviço (SaaS) seja igual à proteção necessária para cargas de trabalho centradas em data center.


Destaques do Relatório de Tendências de Proteção de Dados Veeam 2023:


- Quatro em cada cinco organizações acreditam que existe uma lacuna ou um sentimento de insatisfação entre o que esperam e o que a TI pode oferecer. 82% têm uma “Lacuna de Disponibilidade” entre o tempo que precisam que os sistemas sejam recuperados e o tempo que a TI os traz. 79% veem uma “Lacuna de Proteção” entre quantos dados pode perder e em que frequência a TI os protege. As lacunas projetadas são alguns dos motivos pelos quais 57% das empresas esperam aperfeiçoar sua proteção de dados e aumentar seus orçamentos em 2023.


- Os orçamentos de proteção de dados já estão sendo expandidos, mas as empresas do mundo todo esperam o aumento de 6,5% em 2023, o que é notavelmente mais alto do que os planos gerais de gastos em outras áreas de TI. Dos 85% das empresas que planejam investir mais em proteção de dados, o aumento médio planejado é de 8,3% e geralmente em conjunto com o crescimento dos investimentos em ferramentas de segurança cibernética.


- Ataques cibernéticos foram os causadores das interrupções mais impactantes para as organizações nos últimos três anos, sendo que 85% delas foram atacadas pelo menos uma vez no último ano; 76% a mais do que no relatório anterior. A maior preocupação é a recuperação, já que apenas 55% dos dados criptografados eram recuperáveis após os ataques.


- A transformação digital enfrenta diretamente alguns obstáculos, como o ransomware e o atual cenário de segurança cibernética, que têm sido prioridade para as equipes de TI. O resultado é redução dos e orçamentos originalmente direcionados à transformação digital.


- As cargas de trabalho em contêineres e, mais especificamente, o Kubernetes, estão se popularizando. Essa mudança mostra todas as características de uma plataforma de produção convencional, com os mesmos tipos de disparidades de estratégia de proteção de dados observadas nos primeiros usuários de SaaS há cinco anos ou virtualização há 15 anos atrás. Dos entrevistados na pesquisa, 52% estão trabalhando com contêineres e 40% planejam implantar contêineres. Porém, a maioria das organizações está apenas protegendo o armazenamento subjacente, em vez de proteger de forma holística as próprias cargas de trabalho. Isso é comum quando novas plataformas de produção entram para o mainstream, seguidas pelo reconhecimento de que os métodos legados são insuficientes, criando assim uma oportunidade para ferramentas de backup de terceiros garantirem proteção abrangente.



0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Últimas notícias
bottom of page