O Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI) divulgou sua pesquisa anual de adoção de tecnologia por empresas brasileiras recentemente. Segundo o estudo, o número subiu 8,5% em 2022, em comparação com a primeira edição do estudo, realizada no ano anterior. Este indicador foi idealizado pela Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, e desenvolvido pela IDC Brasil, sendo pioneiro na avaliação tecnológica das empresas.
Para obter o resultado, foram ponderados três pilares: segurança da informação, adoção de cloud e modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios, calculados a partir de 200 entrevistas concluídas no final de 2022 com diversos envolvidos na área. O INEXTI 2022 mostrou que, numa escala de 0 a 100, a nota média das empresas brasileiras foi 52,1, o que representa uma evolução se comparada aos 48 pontos da primeira edição, divulgada em 2021.
Quando falamos de segurança da informação, os dados revelaram uma associação direta entre o monitoramento do ambiente de TI e a existência do executivo de segurança da informação (Chief Information Security Officer). 64% das empresas entrevistadas que possuem a figura de um CISO têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado. Os números mostraram também que embora a gestão e operação de segurança continuem majoritariamente feitas por times próprios, a necessidade de consultoria vem crescendo. 56% já contratam consultoria para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Já em relação à adoção de cloud e modernização de infraestrutura, foi possível constatar que ainda que os ambientes de TI tradicionais predominem, a coexistência e integração de modelos de nuvem avançam. Em 2021, 49% das empresas utilizavam o modelo híbrido (tradicional e nuvem). Nesta segunda edição, o número chegou a 62%. Entre os desafios apresentados para a migração para a nuvem estão problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (38%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).
Por fim, os serviços de TI aplicados aos negócios, que correlaciona a adoção de tecnologia e a potencialização dos resultados das organizações, mostrou um aumento do número de empresas que possuem indicadores de TI vinculados aos negócios, passando de 50% em 2021 para 57% nesta edição.
Marcelo Leite, VP da Oi e Head da Oi Soluções afirma que a maturidade digital é um conceito dinâmico e as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo, dando ênfase às ferramentas do INEXTI e à Oi Soluções.
Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil para a América Latina explica que o estudo estabelece um entendimento sobre temas tecnológicos que compõem o pensamento estratégico das organizações, e a maneira como se traduzem no uso de infraestrutura de TI, conectividade, segurança e serviços gerenciados, além da forma de como esses serviços impulsionam e se relacionam com a linha de negócios.
A pesquisa completa pode ser conferida através do site da Inexti – Imprensa.
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