Transformação Digital e Humana pautou II Seminário Executivo SUCESU-RS

Muito além dos debates sobre as novidades em Inteligência Artificial, Edge Computing ou novas API’s, o II Seminário Executivo SUCESU-RS, realizado em Gramado, falou sobre como a tecnologia transforma comportamentos e cada vez mais os executivos de TI precisam olhar para as pessoas e não apenas para as máquinas. “Hoje temos que lidar com pessoas e comportamentos sociais porque essa tal de tecnologia, que antes tinha a ver apenas com vocês que são da TI, acabou mexendo com todos, especialmente num espaço também criado pela tecnologia chamado internet”, alertou o cientista Fabio Gandour, keynote do evento, em sua fala. O Seminário recebeu em Gramado mais de 90 CIO’s, cerca de 40 marcas fornecedoras de TIC, em três dias de imersão no tema da transformação digital. Junto com as famílias o evento recebeu mais de 400 pessoas.

Eugênio Romanini, presidente da SUCESU-RS, destacou a satisfação e as mudanças feitas. ”Um evento tradicional como este também precisa inovar e desta vez, por meio do novo formato de arena do palco, deixamos o Seminário mais moderno e dinâmico. Também criamos mais espaços e momentos de networking e um novo modelo interativo do painel CIO. Agradeço a todos os parceiros que construíram mais esse Seminário”.

Com a técnica de musicatividade®, a palestrante Celina Joppert tocou guitarra e estimulou o público cantar para mostrar que todos podem sair da sua zona de conforto. Com base na Psicologia Positiva, Celina convidou todos a refletirem sobre o potencial infinito do ser humano com autoconhecimento, autoestima e autoconfiança. “Quando a gente foca no eu em primeiro lugar, a gente pode se relacionar com o outro e com o todo de uma maneira muito mais rica e saudável. A gente precisa encher o nosso copo para que quando transbordar, dividir com os outros”, afirmou.

Painel mostrou prioridades dos executivos

O painel CIO do II Seminário Executivo SUCESU-RS contou com interação dos presentes, que ao longo do dia responderam perguntas pelo app do evento, que definiram os seguintes temas prioritários a serem debatidos:

• Experiência do cliente: Atendimento em canais de vendas (omnichannel), com 36% dos votos;
• Transformação Digital: Mudança de cultura interna, com 63% dos votos;
• Tecnologia para 2020: Robotic Process Automation (RPA), com 42% dos votos;
• Ação da área comercial: Iniciar conversar formal na área de negócios para conquistar parceiros, com 52% dos votos.

Mediados por Antônio Ramos Gomes, Diretor de Operações da Unidade RS da AX4B, foram convidados painel: Fernando Ferreira, do Centro Clínico Gaúcho, Pedro Martini, do Grupo Infoar e Fabiano Longaray e CIO no grupo Sinoserra, que também teve a participação dos executivos da plateia.

Foram atrocinadores do II Seminário Executivo SUCESU-RS 2019: Algar Telecom; Capgemini; Santo Digital; Sensedia API Plataform e Veeam/Pure Storage (Categoria Diamante); Dell Technologies; HPE; Sercompe; RCX Tecnologia de Negócios e TIVIT (Categoria Platinum); Multiedro (Categoria Gold Plus); iMaps/4Labs/Alteryx, IngramMicro, Qualitor, Soluzzione e Teevo (categoria Gold); 2S, AX4B, CenturyLink, DeliverIT, Dynamica, First Decision, Ganzer/Native, IN Inteligência de Negócios, IProcess, Selbetti, Simpress, STARTech/Avaya, TechChannel/Cisco/Meraki, Teletex, ThinkDigital e Vita (Categoria Especial).