Pular para o conteúdo principal
EVENTOS

Painel sobre PIX encerrou Seminário Gestores de TIC SUCESU-RS 2020

27/11/2020

EVENTOS

Painel sobre PIX encerrou Seminário Gestores de TIC SUCESU-RS 2020

27/11/2020

Conforme dados do Banco Central o PIX, novo meio de pagamento eletrônico lançado em novembro, fez 12,2 milhões de transações e movimentou R$ 9,3 milhões apenas no período de  16 a 22 de novembro de 2020. Para encerrar o Seminário Gestores de TIC 2020, realizado online dias 25 e 26 de novembro, a SUCESU-RS trouxe dois especialistas no tema: Jorge Krug, Diretor de tecnologia e inovação Banrisul e Jairo Avritchir, Superintendente de tecnologia e operações Portocred S/A, que foram mediados por Rafael Kuhn, VP da SUCESU-RS. O Seminário contou com cerca de 80 pessoas por dia, entre gestores de TIC e empresas fornecedoras.

 
O PIX é o primeiro movimento criado pelo Banco Central do Brasil que visa chegar a uma arquitetura aberta de pagamento instantâneo no pais, o que significa menor custo nas transações. O Banco Central definiu um padrão de QR Code que é o BR Code. São duas formas de fazer pagamento pelo  PIX: pela chave cadastrada e pelo compartilhamento do QR Code gerado no aplicativo. Pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves PIX em diferentes bancos e empresas até 20.

 
Jairo Avritchir  explicou que existem dois tipos de QR code, o estático e o dinâmico, ambos com o mesmo objetivo de fazer pagamentos, a diferença é o número de transações. O estático pode ser usado inúmeras vezes, o vendedor define o valor, a pessoa faz a leitura e paga sempre com o mesmo código. O dinâmico é para apenas uma transação e ele pode ter outras informações como multa, desconto e data futura de pagamento. Funciona mais para cobranças online e cobranças mais formais. 


Questionado sobre a segurança do novo sistema, Jorge Krug tranquilizou a todos dizendo que a arquitetura do PIX é muito completa do ponto de vista de segurança. “É uma rede segregada, com autenticação múltipla, certificado digital, o processo de criação da chave tem auditoria. Todos esse arcabouço de segurança foi desenvolvido, além de um limite de transações, determinado por cada banco, inicialmente”, esclareceu. Para ele, a grande fragilidade está no desconhecimento das pessoas no seu uso ainda.

Incialmente, o PIX pode ser usado para transferir e receber dinheiro, pagar boletos e impostos.  Mas o objetivo é que tudo possa ser pago por meio desse sistema num futuro breve. “Tem uma série de evoluções previstas para o PIX. A primeira deve ser o saque em estabelecimentos comerciais via PIX. O BC está numa agenda de baixar o custo do sistema para o usuário”, disse Jairo.  Algumas funcionalidade já previstas são: pagamento por aproximação; parcelamentos de compras; transferências internacionais e débito automático. 

Krug destacou que haverá uma readequação completa do mercado financeiro em função do PIX. TED e DOC, por exemplo, serão os primeiros a desaparecer, devido ao alto custo. Para ele, os cartões de crédito ainda podem ter vida mais longa, pois possuem valores agregados.

O recado final dos painelistas foi: Usem o PIX, não tem volta!

Foram empresas patrocinadoras do Seminário Gestores 2020: Dell, Multiedro, Santo Digital (Platinum); IProcess, DataLakers, Microcity, Multiedro,Netskope e Agility (Gold Plus) e Soluzzione, TechChannel e Darktrace (Gold). 

Compartilhar: