Pular para o conteúdo principal
HOMENAGEM

Oskar Coester: Um sonhador da tecnologia

19/11/2020

HOMENAGEM

Oskar Coester: Um sonhador da tecnologia

19/11/2020

Quem é de Porto Alegre conhece a história do aeromóvel, tecnologia que nasceu da cabeça de do empresário gaúcho Oskar Coester, Pelotense, que faleceu no ultimo dia 17 de novembro de 2020, aos 82 anos.

Coester foi responsável pelo setor de manutenção de aeronaves da empresa VARIG e  fundador do Grupo Coester e da aeromóvel Brasil S.A., empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação da tecnologia de transporte pneumático por ele inventada, que ficou conhecida como aeromóvel.

O desenvolvimento do aeromóvel começou ainda na década de 1960, quando morava no Rio de Janeiro e tinha de se deslocar diariamente entre o Leme e o Aeroporto Internacional do Galeão. Ele percebeu que despendia mais tempo percorrendo 20 quilômetros em terra do que 1.124 quilômetros, de avião, entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em 1983, inaugurou a Linha Piloto, no Centro da capital gaúcha junto à orla do Guaíba, atraindo a atenção de especialistas do mundo inteiro. Na Capital, porém, o projeto só consolidou-se em 2013 com o início das operações da linha que funciona junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que já transportou mais de 7 milhões de passageiros.

Hoje, dezenas de projetos semelhantes existem em 16 países, incluindo uma linha na Colômbia e uma no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Na Indonésia, o aeromóvel opera desde 1989.

Uma trajetória marcada por sonhos de quem utilizava a tecnologia a favor das pessoas.

Compartilhar: