Pular para o conteúdo principal
SEMINÁRIO EXECUTIVO

II Seminário Executivo SUCESU-RS reuniu CIOs com aprendizados, networking e conteúdos do mercado de TI

06/09/2022

SEMINÁRIO EXECUTIVO

II Seminário Executivo SUCESU-RS reuniu CIOs com aprendizados, networking e conteúdos do mercado de TI

06/09/2022

Mais de 130 gestores das principais empresas de tecnologia que atuam no Rio Grande do Sul se reuniram entre os dias 01 e 04 deste mês para o II Seminário Executivo SUCESU-RS, em Gramado. A programação foi inspirada pelo tema do ano da entidade, “Humanização Digital”, e incluiu palestras com os keynotes Martha Gabriel, reconhecida na área de negócios, tendências e inovação, o Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo, consultor e autor, e Débora Brum, Fonoaudióloga Empresarial, Professional Coach e autora sobre Comunicação Assertiva. Entre os destaques, esteve um convidado especial: Luiz Alberto Garcia, Presidente de honra do Conselho do Grupo Algar.

Com mais de 40 patrocinadores e uma programação focada também para os acompanhantes dos CIOs, o evento teve outro destaque importante: o manifesto da SUCESU-RS para promover a união e a diversidade no mundo da tecnologia. Essas sempre foram marcas da entidade, mas o propósito é reforçar esse olhar colaborativo e inclusivo, conforme explicou o Presidente da SUCESU-RS, Nilson Ayala. “Esse manifesto é uma forma de renovar nossas ações com a inspiração em tudo o que já promovemos em 54 anos de entidade. Queremos cada vez mais que a tecnologia seja feita por todos e para todos, e sabemos da importância da SUCESU-RS nessa tarefa”, destacou.

Entre os temas do II Seminário Executivo SUCESU-RS, estiveram o metaverso, ciência de dados, mundo híbrido, cibersegurança, computação em nuvem e outras tendências do mercado de TI. Uma das novidades foi a criação das Salas Temáticas, cujos temas foram escolhidos no seminário realizado em abril a partir de uma pesquisa de opinião com os participantes. As salas dividiram-se entre Transformação Digital, Segurança da Informação, Inteligência Artificial e Data Science.

A principal característica dos eventos da SUCESU-RS também não faltou durante os quatro dias: o networking. Além dos lounges das empresas, a programação contou com momentos de sorteios, interação e troca de ideias. “Podemos resumir que tudo foi um sucesso, além das expectativas. Cada seminário é um desafio novo, principalmente pelo número de CIOs que reunimos. Tenho a certeza de que saímos daqui muito mais conscientes de que a humanização digital é uma tarefa de todos nós, e que estamos ajudando a transformar a sociedade”, salientou Nilson Ayala.

Habilidades do futuro
Reconhecida em toda a América Latina, Martha Gabriel foi a primeira keynote do II Seminário Executivo SUCESU-RS, trazendo um dos temas que mais tem sido abordados no mercado: as habilidades do futuro. Além de "entender as regras do jogo", ela citou que a velocidade das mudanças atuais faz ser necessário aprender e evoluir constantemente. Entre as habilidades que são fundamentais para se desenvolver agora, Martha compartilhou oito: mentalidade digital, pensamento crítico, criatividade, simbiose tecnológica, ser humano, colaboração, adaptabilidade e resiliência.

Embora cada habilidade seja importante, ela destacou que a resiliência é aquela considerada base para se poder trabalhar as demais. Sobre como ser resiliente em meio às mudanças, a keynote respondeu: "Conviver com pessoas resilientes, ter um propósito e disciplina e utilizar a tecnologia como aliada".

Técnica X reflexão
O keynote de sábado foi aplaudido de pé pelos CIOs depois de compartilhar uma palestra inspiradora sobre excelência, liberdade, felicidade, o valor da vida e o uso da técnica a serviço dos valores e do amor. O Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho é um dos palestrantes mais reconhecidos do país e destacou como estamos vivendo uma fase onde se perdeu a capacidade de avaliar a verdadeira adequação da técnica para a vida do homem. "No mundo da técnica, não só a reflexão de onde queremos chegar está ausente, a capacidade para pensar a vida está ausente.", comentou Clóvis.

Segundo ele, a técnica pode ser libertadora quando está a serviço do ser humano e da sua liberdade. “O que faz a técnica emancipadora ou escravizadora é a lucidez do seu usuário", alertou. O keynote ainda ensinou que há dois tipos de pensamento humano: o objetivo, onde é pensado o que precisamos transformar para ser melhor do que hoje, e o instrumental, avaliando qual é o melhor caminho para chegar. Para não perder a capacidade de pensar a vida em meio ao mundo da técnica, ele salientou que o segredo é refletir sobre nossos valores e avaliar a técnica ao redor deles.

60 anos de aprendizados
O Presidente de Honra do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, foi o convidado especial desta edição do Seminário Executivo SUCESU-RS. Aos 87 anos, e mais de 60 deles aprendendo e se desenvolvendo, ele contou a sua trajetória no Grupo desde 1960, como o primeiro engenheiro da então CTBC, hoje Algar Telecom. Na época, Garcia vendia telefones de porta em porta na periferia de Uberlândia, precisando convencer os fazendeiros de que a tecnologia seria vantajosa para falar com os parentes distantes.

Ao longo das décadas, adaptou-se aos avanços tecnológicos, e hoje vislumbra a Algar 2100, projeto da empresa que visualiza os 100 anos futuros de atuação. O engenheiro eletrônico deixou uma lição de vida sobre a importância da adaptabilidade e visão para fazer a diferença no mercado. Ao fim da palestra, Garcia compartilhou uma mensagem valiosa: "A longo prazo, o que fica é a competência”.

Programação para os acompanhantes
Um dos propósitos do II Seminário Executivo SUCESU-RS foi a participação dos familiares dos CIOs. A agenda específica do grupo incluiu passeios, palestras e outras atividades que agregaram conhecimento, como o momento com a Fonoaudióloga Débora Brum. Personal & Professional Coach, já tendo treinado mais de 10.000 profissionais, e autora do livro "Comunicação Assertiva - aprenda a arte de falar e influenciar", Débora falou sobre "Comunicação Empática - conexões mais humanizadas".

A palestra abordou a importância de saber se comunicar com assertividade para solucionar problemas de forma eficaz e melhorar as relações em todos os âmbitos da vida. A palestrante lembrou como as redes sociais também mudaram a forma de se comunicar e revolucionou a vida, além de alertar: “Estamos mais conectados, mas mais humanamente desconectados. Sinto que muitos estão perdendo a capacidade de se conectar". Ela citou ainda a importância de se pensar na diversidade, pois cada pessoa tem a sua bagagem, e diferenciou os tipos de comunicação entre "passiva" e "agressiva". Ao fim, Débora compartilhou estratégias para desenvolver uma comunicação empática nas suas relações pessoais e profissionais.

O II Seminário Executivo SUCESU-RS 2022 tem como patrocinadores Diamante a Netfive | Pure Storage | VEEAM, Sensedia, Tigabytes | Google, além do patrocínio especial de AWS | Nextios, Connection, Datalakers, Deliver IT, Dynamica, Firstbot | Rocketbot, Fritsch Consulting, Infodive, Lumen, Netfive, Sensedia, Startech | Avaya, Techchannel | Huawei, Vita IT, Adopti, Matrix, e DB. O patrocínio Gold é da BR Digital, CommScope, Anixter e Ifortix, Ganzer | Zebra, GX2, Simpress, e Soluzzione. A Arklok | AMD é patrocinadora Gold Plus. Os patrocinadores Platinum são Algar Telecom | Fortinet | TD Synnex, AWS, CLOUD2GO, Ingram Micro, Iprocess, Multiedro, Netskope, Qlick | IN1, Seal Telecom Convergint, Sonda, Teletex | Tenable, Think IT, Trend Micro | Service IT, Veritas | Service IT, e ainda o Patrocínio Platinum Plus da DELL | Microsoft.

Compartilhar: