Pular para o conteúdo principal
PREMIAÇÃO

GUFERS é premiado como destaque do ano de 2020 na SUCESU-RS

09/12/2020

PREMIAÇÃO

GUFERS é premiado como destaque do ano de 2020 na SUCESU-RS

09/12/2020

Todos os anos a SUCESU-RS reconhece um dos Grupos de Usuários pelo trabalho realizado no ano na disseminação do conhecimento. Este ano foi realizado um encontro online com representantes dos GU’s e o GUFERS - Grupo de Usuários de Front-End RS conquistou o destaque do ano.

O GUFERS surgiu em novembro de 2019 e desde então já foram 12 eventos realizados. Neste ano, todo online, debateram os principais temas da comunidade com frameworks mais conhecidos como React JS e Vue JS, mas também segurança, case de empresa com micro front end, além de carreira de desenvolvimento.

Vagner Ribas, que atua na SML Brasil, é o coordenador do GUFERS, que conta com outros nove integrantes. Ele explica que o Front-end são todas as partes de sistema na web em que o usuário tem contato ou interage e, por isso, vem ganhando muita importância. “Acho que ganhamos esse prêmio devido à necessidade de um GU para uma área tão importante que é o front-end. A comunidade precisava de canais para troca de conhecimento e ficar mais próxima”, afirma.

Vagner reforça que a conquista e o trabalho foi de todos nesse período e destaca a diversidade do grupo, que conta com um jovem de 18, um angolano, e que a ideia é trazer cada vez mais diversidade com mais negros, LGBTQIA+ e mulheres. Atualmente, apenas uma mulher integra o GUFERS, Letícia Tôrres Leite Adolphs, que também é coordenadora GUIX e UX Developer na Zenvia.  

Primeiro evento do GUFERS, ainda presencial, em novembro de 2019

                                     Primeiro evento do GUFERS, ainda presencial, em novembro de 2019. 

Além dos eventos, o grupo é engajado em projetos sociais. Neste ano, conseguiram reunir alguns computadores e doar para crianças carentes e iniciaram um projeto de qualificação de jovens em parceria com a Ong Vida Breve www.vidabreve.org, dando os primeiros passos na área de programação, aulas de inglês e orientação profissional, tudo feito à distância. 

O GUFERS também possui um manifesto que pode ser lido no site do Grupo: http://osgufers.github.io/about

Conheça os demais integrantes e faça contato com o grupo pelo site da SUCESU-RS: sucesurs.org.br/grupos/gufers

Acompanhe o grupo também pelo Instagram @osgufers

                                       

Compartilhar: