Pular para o conteúdo principal
ENTREVISTA

Daniel Misturini assume GUCIO-RS

O grupo reúne 50 executivos de TI das principais empresas do Rio Grande do Sul e tem estreita ligação com a SUCESU-RS.

26/06/2020

Daniel Misturini, CIO da Cooperativa Santa Clara
ENTREVISTA

Daniel Misturini assume GUCIO-RS

O grupo reúne 50 executivos de TI das principais empresas do Rio Grande do Sul e tem estreita ligação com a SUCESU-RS.

26/06/2020

Daniel Misturini, CIO da Cooperativa Santa Clara, é o novo Presidente do GUCIO-RS para o ano de junho/2020-junho2021. Com 18 anos de atividades, o grupo reúne 50 executivos de TI das principais empresas do Rio Grande do Sul. Misturini comanda o grupo em momento delicado de pandemia e conversou com a SUCESU-RS sobre sua visão desse momento da TI e plano de trabalho.

O executivo tem mais de 25 anos de experiência em tecnologia, é Graduado em Análise de Sistemas pela Unisinos, com MBA de Gestão da Tecnologia da Informação.  Junto a ele, também assumiram o GUCIO-RS: Daniel Hallmann (Vice-Presidente); Ricardo Nizoli, da Stihl (Primeiro Secretario) e Alexandre Bittencourt, da Carrier (Segundo Secretario). O grupo faz encontros mensais, que neste momento estão ocorrendo de forma remota. 

Como se sente em estar à frente do GUCIO-RS nesse momento desafiador de pandemia?
Daniel Misturini
- Me sinto muito feliz e honrado por assumir um grupo tão seleto, com pessoas de grande conhecimento técnico, de gestão e conhecedoras do negócio de suas empresas. Por outro lado, é uma grande responsabilidade em dar sequência aos trabalhos do grupo neste momento desafiador, onde as empresas, de acordo com seu ramo de atuação, estão sendo afetadas e sofrendo impactos diretos em seus negócios.  

Na sua avaliação, quais têm sido os principais desafios dos setores de TI?
Daniel Misturini
- Depende muito da forma que a empresa foi afetada pela pandemia, mas no geral, é readequar o formato de trabalho para continuar projetos estimulando as equipes que estão trabalhando remotamente e acelerar novos projetos, principalmente de digitalização, colaboração e e-commerce.

Quais temas deverão estar na agenda do GUCIO-RS nos próximos meses?
Daniel Misturini
- Temas voltados ao que chamamos de “novo normal” que ajudem no trabalho remoto e na colaboração de equipes, transformação digital, melhora/ampliação nos sistemas de e-commerce, RPA, IA, IoT, Analytics. Muitos destes temas já vinham sendo tratados de diferentes formas dependendo da maturidade da empresa, mas agora a tendência é acelerar estes projetos para que as empresas se tornem mais competitivas neste novo formato de trabalho/operação exigido pelo momento que passamos.

O Gartner aponta uma expansão do trabalho remoto em até 48% pós-pandemia versus 30% antes. Você também acredita nisso? 
Daniel Misturini
- Já temos exemplos de empresas que já definiram a adoção do trabalho remoto mesmo após a pandemia. Cada empresa está adotando o trabalho remoto de acordo com suas possibilidades, algumas colocando uma área inteira em home office, outras intercalando dias remotos e presenciais, mas sim terá um aumento na adoção.

A redução de custos sempre foi importante e agora se torna essencial para muitas empresas. Como reduzir custos em uma área que vem se tornando chave para os negócios?
Daniel Misturini
- Na minha opinião, os investimentos em TI tendem a aumentar, mas isso não significa ter mais gastos, pois a automação e a inovação vem para reduzir gastos em outros pontos do negócio da empresa. Esse investimento é necessário para manter a empresa competitiva perante o mercado.

Como é sua relação com a SUCESU-RS e ações promovidas pela entidade?
Daniel Misturini
- O GUCIO-RS tem uma relação muito próxima a SUCESU-RS e de grande importância. Sou associado e participo de todos os eventos possíveis, pois são muito ricos na troca de conhecimento, busca de novas soluções e networking com os demais participantes.

 

Sobre a Cooperativa Santa Clara:
Em abril deste ano a Santa Clara completou 108 anos de história, o que a torna a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. Com sede em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, está presente em mais de 138 municípios gaúchos através de seus mais de 5 mil associados. Atualmente conta com Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 27 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários. No total, apresenta um mix de mais de 360 produtos, entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos.


Redação: Reverso Comunicação 

Compartilhar: