Pular para o conteúdo principal
CIOS
nuvem
TI

CIOs explicam as principais prioridades de tecnologia para 2022

A IA e a automação ocuparão o centro do palco. A nuvem e a colaboração continuam a impactar as agendas de TI

14/01/2022

CIOS
nuvem
TI

CIOs explicam as principais prioridades de tecnologia para 2022

A IA e a automação ocuparão o centro do palco. A nuvem e a colaboração continuam a impactar as agendas de TI

14/01/2022

Os CIOs que buscam impactar suas organizações em 2022 irão dobrar em automação e inteligência acionável. Eles também continuarão a se apoiar fortemente na nuvem e nas ferramentas de colaboração, duas prioridades de TI que ganharam destaque na navegação pela pandemia nos últimos 21 meses.

Isso está de acordo com entrevistas recentes com CIOs sobre suas prioridades estratégicas para o próximo ano, bem como uma pesquisa com 800 CIOs e executivos C-suite da KPMG, que classifica a inteligência artificial, a Internet das coisas (IoT) e automação de processos robóticos (RPA) como as três principais tecnologias transformadoras que os CIOs implantarão nos próximos três anos.

Sheila Jordan, da Honeywell, é uma líder de TI entusiasta de IA, que ela vê como um mecanismo para criar valor a partir de uma ampla gama de aplicativos de negócios na empresa.

“Eu mudei o nome para insights acionáveis porque isso é o que a IA realmente é”, disse Jordan, Diretora de Tecnologia Digital da Honeywell. “O que une tudo são os dados, que são a moeda da transformação digital e como esses dados fluem por todos os diferentes aplicativos transacionais para criar novas experiências”.

E com o valor acionável da IA e da analytics enraizada no volume e na qualidade dos dados coletados pela empresa, os líderes de TI também estarão acompanhando de perto as operações de dados no próximo ano.

“Como CIO, você precisa estar incrivelmente próximo dos dados e aproveitá-los de maneiras mais impactantes do que nunca”, disse Eric Johnson, Vice-Presidente Executivo e CIO da Momentive.ai, anteriormente conhecido como SurveyMonkey. “Ao olharmos para 2022, os CIOs precisam dobrar os dados. Como CIO, você precisa estar incrivelmente perto dos negócios e muito bem informado sobre como esses dados podem gerar impacto nos negócios”.

Essa ênfase em dados e inteligência acionável atinge o cerne do que será mais importante para os CIOs nos próximos três anos - crescimento do mercado e retenção de clientes - em oposição às métricas do passado - redução de custos e eficiência. Também está tornando a TI e o CIO centrais para a missão principal da empresa: ganhar dinheiro.

“Trata-se de impulsionar a receita, impulsionar a expansão, impulsionar a adoção, reduzir a rotatividade, como todas as coisas que impulsionam o crescimento da empresa”, diz Johnson. “E não é um crescimento como ‘Ei, vamos construir uma nova infraestrutura’. São verdadeiros dólares reais que aparecem”.

A empresa inteligente e automatizada

Muitas das tecnologias emergentes - particularmente IA, RPA e tecnologias de nuvem avançadas - serão cada vez mais implementadas para analisar, otimizar, obter insights e automatizar a grande quantidade de dados que foram coletados na nuvem nos últimos quatro anos, explica Mark Gibson, Líder Nacional do Setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações na KPMG US. Aproximadamente 70% dos dados mundiais foram criados nos últimos 18 meses, diz ele.

“Esta evolução da ciência de dados e da tecnologia de machine learning está aparecendo e pessoas que não são cientistas de dados agora podem aproveitar rapidamente essa tecnologia para procurar correlações e sinais nos dados que eles nunca teriam encontrado antes”, diz Gibson.

RPA é outra área de crescente interesse para os CIOs. Evoluindo além das tarefas simples de help desk, as ferramentas RPA que aproveitam o processamento de linguagem natural podem ajudar a TI a automatizar processos de negócios mais significativos, como contas a pagar e contas a receber - liberando analistas de negócios para obter mais insights dos dados do cliente. E os CIOs estão cada vez mais colocando esses bots para funcionar.

“Quando você entrar em 2022, isso se tornará uma parte padrão do seu portfólio”, diz Johnson.

A CIO da Accenture, Penelope Prett, vê tecnologias como IA e RPA também transformando a cultura do local de trabalho, estimulando um investimento significativo no treinamento da força de trabalho.

“As tecnologias inteligentes - incluindo analytics, inteligência artificial e robótica - estão remodelando o futuro do trabalho, automatizando tarefas de rotina e criando novos tipos de interação homem-máquina”, disse Penelope Prett, CIO da Accenture. “Para se manterem competitivas e se prepararem para o futuro, as empresas devem aprimorar seus talentos em tecnologia rapidamente e em toda a empresa”.

Para algumas organizações, o impulso para combinações de inteligência e percepções automatizadas está enraizado também em estratégias emergentes de IoT.

Land O’Lakes, por exemplo, está implantando sensores em fábricas e usando dispositivos de visão computacional para monitorar rebanhos, calcular a média do peso de cada animal e determinar se a proporção de alimentação está correta.

“É uma tecnologia muito empolgante ainda nos estágios iniciais”, disse Teddy Bekele, Vice-Presidente Sênior e CTO da Land O Lakes, em uma conferência recente em Boston. “Novamente, você tem que combiná-lo com sensores e modelos preditivos. Mas está tudo começando a se encaixar”.

Gibson da KPMG vê essa combinação de IoT e chave de IA no futuro. “Quando penso em IoT, penso nos dispositivos, sensores e coisas que obtêm dados não estruturados sobre os clientes e as operações como entradas para a inteligência artificial e o aprendizado de dados”, diz ele. “É difícil falar sobre [IoT] como algo separado da IA e de data analytics”.

Nuvem e colaboração permanecem em alta

Os CIOs também continuarão a intensificar os esforços de nuvem no ano que vem. A nuvem é fundamental para qualquer transformação digital, mas muitas empresas ainda ficam para trás na implementação de uma arquitetura de nuvem moderna ajustada para o impacto nos negócios.

“A nuvem é uma geração e tem um longo caminho a percorrer”, diz Ralph Munsen, CTO do Warner Music Group, observando que os três grandes provedores de nuvem pública estão constantemente competindo com novos recursos e funções. A equipe de DevOps em nuvem da WMG está pronta para “pegar nossas cargas de trabalho na nuvem e refatorá-las para usar as novas ferramentas e recursos à medida que forem disponibilizados”, diz ele. “Quanto mais você apresenta, mais a complexidade cresce”.

A interoperabilidade de dados entre os provedores de nuvem será uma necessidade fundamental no futuro, diz Munsen. “Todos nós trocamos dados uns com os outros, certo? Como essas nuvens podem ajudar a facilitar isso automaticamente?

Outra estratégia importante de TI para resistir à pandemia, a tecnologia de colaboração, continuará a brilhar em 2022, já que a maioria dos CIOs reconhece que a força de trabalho híbrida veio para ficar. Ferramentas comuns, como Microsoft Teams, Google Workspace, Zoom e outras ferramentas de colaboração de vídeo estão sendo aprimoradas para transformar a forma como os funcionários remotos interagem virtualmente e como os funcionários de escritório colaboram com os funcionários remotos, e os CIOs certamente tirarão vantagem disso enquanto se preparam para a empresa híbrida de longo prazo.

De olho na tecnologia emergente

Cinco tecnologias emergentes - 5G, blockchain, pagamentos digitais, computação quântica e robótica - permanecem nos estágios iniciais de aceitação e experimentação empresarial, mas todas terão um impacto transformador nos negócios nos próximos três anos, de acordo com a KPMG. Como tal, muitos CIOs de olho no horizonte estarão preparando pilotos nessas áreas, se é que ainda não o fizeram.

As velocidades de banda larga inovadoras do 5G devem revolucionar a computação empresarial e de consumo quando totalmente implantado, mas os problemas técnicos, bem como de segurança, proteção e disponibilidade continuam a atrasar sua implantação completa.

Ed McLaughlin, Presidente de Operações e Tecnologia da Mastercard, está entusiasmado com as possibilidades do 5G na empresa.

“Embora não saibamos como o 5G afetará todos os setores, sabemos que elasticidade, velocidade, baixa latência, segurança aprimorada e IoT vêm em primeiro lugar”, diz McLaughlin. “5G está estabelecendo uma próxima geração de conectividade de rede que levará a um impacto mais profundo do que o que vimos no passado, e é por isso que a Mastercard está investindo em plataformas de pagamento digital de vários trilhos para que possamos construir e operar qualquer coisa e em qualquer lugar”.

Os CIOs também estão tentando encontrar maneiras de aproveitar ao máximo as tecnologias de blockchain, bem como ativos digitais de criptomoeda e não fungíveis (NFG) para aplicativos de compra, venda e comércio eletrônico em setores onde essas tecnologias podem ter um impacto. Gibson, da KPMG, vê esses sistemas de pagamento digital cada vez mais integrados ao comércio corporativo até 2024.

Mesmo a computação quântica, que alguns ainda afirmam estar décadas à frente, é citada pelos CIOs como potencialmente impactando os negócios mais rapidamente do que alguns esperam.

A recente fusão da Honeywell Quantum Solutions com a Cambridge Quantum Computing para formar a Quantinuum viu o lançamento neste mês de um produto comercial de cibersegurança quântica pronto para uso, chamado Origin. A Fujitsu é uma empresa que integrou o Quantum Origin em sua configuração SD-WAN para fornecer a seus clientes chaves criptográficas com quantum aprimorado para proteger seus dados.

O CIO da Discover Financial Services, Amir Arooni, também está de olho na quantum enquanto sua empresa trabalha para melhorar seus serviços.

“Estamos aplicando cargas de trabalho a tecnologias específicas para fins, como GPUs e chips de IA, para melhorar nossos recursos”, afirma Arooni. “O Quantum tem o potencial de ser bastante útil em casos de uso probabilísticos como fraude, modelagem financeira e análise de preferência do cliente, problemas realmente complexos que fazem parte de nossas operações diárias”.

 

Fonte: https://cio.com.br/noticias/cios-explicam-as-principais-prioridades-de-tecnologia-para-2022/
 

Compartilhar: