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SEMINÁRIO EXECUTIVO

Ambiente de negócios durante a pandemia e inteligência artificial foram temas dos painéis do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021

Painéis foram destaques da programação e trouxeram temas que impactam vários setores no I Seminário Executivo SUCESU-RS.

27/11/2021

SEMINÁRIO EXECUTIVO

Ambiente de negócios durante a pandemia e inteligência artificial foram temas dos painéis do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021

Painéis foram destaques da programação e trouxeram temas que impactam vários setores no I Seminário Executivo SUCESU-RS.

27/11/2021

Outro destaque tradicional da programação do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021 são os painéis que debatem temas atuais do mundo dos negócios e da tecnologia. Na edição deste ano foram dois, que contaram com a participação de importantes lideranças do setor de TI do Rio Grande do Sul.

O primeiro painel foi organizado pelos "Grupos de Negócios” da SUCESU-RS e debateu os desafios, os aprendizados e as soluções encontradas pelas empresas durante a pandemia, e contou com a participação de Marcos Sganderlla, CIO da Tramontina,  Daniel Misturini, Gerente de TI Corporativo da Santa Clara e Luciano Eifler, CEO da ConceptMed.

O segundo teve como tema "Inteligência Artificial". Oferecido pela ITS, o debate contou com a mediação do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Luis Lamb, e a participação de Jorge Krug, Diretor de TI e Inovação do Banrisul, e Marcelo Mezzomo, CTO Ticket Log.

Grupo de Negócios: Desafios da pandemia para o mundo corporativo

Na abertura do painel Grupo de Negócios, Marcos Sganderlla, CIO da Tramontina, falou sobre os desafios e legados da pandemia para a Tramontina. Apesar de as restrições legais impostas ao trabalho presencial em 2020 terem prejudicado a operação da empresa, o momento acabou se tornando uma oportunidade de crescimento.  Isto porque o isolamento forçado acabou impulsionando o e-commerce da Tramontina, que até então vinha em uma fase bem inicial.

E o inesperado aumento da demanda fez com que o banco de talentos da empresa não fosse suficiente para atender a demanda de incremento na produção. “Foi necessário tomar outras iniciativas e até mesmo acelerar a esteira de produção nas fábricas.”

Segundo Daniel Misturini, Gerente de TI Corporativo da Santa Clara, a indústria de alimentos perecíveis, como é o caso da Santa Clara, também sofreu bastante, principalmente por seu caráter cooperativo. “Não tínhamos como parar, mas foi bem complexo”, salientou.

Os desafios também acabaram gerando iniciativas de adaptação ao novo contexto, como um aplicativo para ponto virtual dos colaboradores e o uso de um robô nas lojas para gerar métricas importantes para gestão na retomada. Uma terceira ação foi a criação de um aplicativo para gestão da propriedade rural dos cooperados, incluindo “as partes financeira, rebanho, clima e cultura, entre outras.."

Luciano Eifler, CEO ConceptMed, destacou a importância da saúde para os negócios ou “para fazerem as coisas acontecerem.” “A pandemia nos ensinou muita coisa, e agora estamos em outro momento”, disse, se referindo não apenas à saúde mas também à tecnologia.

O afastamento diminuiu as interações pessoais, mas, na área da saúde, abriu espaço para o desenvolvimento da telemedicina. A ConceptMed tem, desde 2015, um case de robôs que permitem atendimento remoto tanto em clínicas e hospitais de Porto Alegre, quanto do interior.

Eifler lembrou ainda que os robôs podem ir além da saúde, permitindo soluções bastante eficientes nas mais diversas áreas: “Desde circular nas lojas, chão de fábrica, varejo, segurança, educação, etc.” “Inteligência artificial é a nova eletricidade”, comparou.

Inteligência Artificial: um novo horizonte para o mundo

Oferecido pela ITS, o painel "Inteligência Artificial" contou com a mediação do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Luis Lamb, que propunha questões aos executivos abordando o processo de inteligência artificial nos processos e serviços, respectivamente, da Ticket Log e do Banrisul.

Para Marcelo Mezzomo, CTO Ticket Log, o trabalho visando à utilização da inteligência artificial começou por um convencimento dos próprios executivos da empresa, e a implementação começou pelo atendimento. “Hoje corresponde a 40% da área, e estamos mais próximos dos clientes, que nos sentem mais disponíveis”, salientou.

Mezzomo destacou que a inteligência artificial não vem para substituir pessoas, mas auxiliá-las nos serviços ao cliente. Segundo ele, treinamento é fundamental, principalmente para não criar ou “aprofundar gargalos” como RH, entendimento da gestão e cultura corporativa.

“Na plataforma de gestão, criamos personas para simular um assistente do gestor da frota, que é o nosso cliente. A ideia não é substituir, mas ajudar o cliente, a área de marketing, comunicação, produto, UX, etc.” “O que descobrimos foi que, se não gerar inovação, eu perco as pessoas."

Jorge Krug, Diretor de TI e Inovação do Banrisul, por sua vez, trouxe a experiência do uso de inteligência artificial em um banco público. O diretor ressaltou que esta nova política demandou uma reestruturação interna do Banrisul, inclusive criando uma área específica de gestão de dados, visando a LGPD.

Krug explicou que já em 2017 o banco adquiriu uma solução para fazer monitoração baseada em inteligência artificial. “O desenho desta estrutura seria diferente do tradicional. No caso de um banco eu não posso não estar neste cenário pois a concorrência força, foi uma corrida contra o tempo durante uma pandemia.”

“Quando se fala em sistema computacional, o Banrisul é muito complexo. O banco continua público, mas o seu coração é a tecnologia. O nosso movimento em cima de inteligência artificial foi liderado por mim e pelo diretor de crédito da instituição”, explicou.

Os dois executivos concordaram que a inteligência artificial precisa estar no horizonte de todas as organizações. “Não tenho dúvidas. Quem não entrar agora vai entrar logo em seguida. Esta é uma revolução completa nos sistemas computacionais que está chegando”, afirmou Krug. Mezzomo revelou que há uma expectativa de que, em breve, “se existir 1% de aumento no PIB da indústria, será através da inteligência artificial."

Patrocinadores do I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021

O Seminário Executivo SUCESU-RS 2021 teve como patrocinadores Platinum Gruppen IT, Guiar Consultoria, ITS, SoftwareOne | AWS, TechChannel | One Trust | Meraki | Cisco.

Os patrocinadores Gold do evento foram Algar Telecom, Arklok | Intel, Constat | Qualitor, Genesys | Startech, iProcess, Logicalis, SantoDigital, Sensedia, Service IT, Tenable | DropReal, Think IT e Vita | Pure Storage.

Como patrocinadores especiais estiveram Adentro, Ávato, Deliver IT, Infodive IT, Netfive, Soluzzione, TDec, Unitech | Dell, Wittel, Zoom Tecnologia.

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