Dev Java Girls & RSJUG promovem evento juntos na ThoughtWorks

Map Unavailable

Data:
28/09/2019

Hora:
14:00 - 18:00

Local:
ThoughtWorks Brazil - Prédio, 99A - 14 andar - sala 1402


Programação evento comunidade
14:00 Recepção / Abertura (Devs JavaGirls + RSJUG)
14:15 Palestra Fabiane Marques
15:00 Palestra Lilian Cavalet
15:45 Coffee
16:00 Palestra Alessandro Silva da Silva
16:45 Palestra Kaio Ferreira
17:30 Encerramento

Texto de apresentação do evento para imprensa
Duas das maiores comunidades de desenvolvedores Java do Rio Grande do Sul promovem um evento com palestras sobre carreira e Java. Unindo todos para uma troca de conhecimentos, compartilhamento de ideias e experiências. Participe e aumente sua rede de contatos junto com o grupo Devs JavaGirls que estão inseridas num contexto nacional e o RSJUG que atua fortemente no contexto regional.

Promover um evento com tecnologias de Java, APIs e melhores práticas, com palestras falando sobre o contexto do spring e suas peculiaridades. Como as empresas estão trabalhando neste contexto novo, e exemplos práticos de como é usado no mercado de trabalho.

Código de Conduta:
Queremos propor um ambiente seguro de encontro, entretenimento, troca de conhecimento e networking. Acolhemos tanto leigos e interessados quanto especialistas e profissionais da área em um único lugar.

Não toleramos preconceito, violência, discriminação, perseguição, uso não consensual de câmeras fotográficas ou imagens, contato físico indesejado, discurso de ódio ou assédio a ninguém!

Ao se inscrever no evento o participante, automaticamente, concorda com o código de conduta declarado abaixo:

Eu estou preparado para dar a minha energia, presença e sensibilidade para criar a melhor experiência possível para mim e para os outros.
Eu entendo que as imagens e linguagens que são sugestivas ou depreciativas irão ofender e fazer as pessoas desconfortáveis. Eu também entendo que as pessoas podem ter limites e sensibilidades diferentes da minha. Vou aceitar sem questionar quando informado de que algo é ofensivo ou inaceitável no contexto do evento.

Eu nunca vou assediar, perseguir intencionalmente ou ofender outro participante, independentemente do sexo, orientação sexual, deficiência, aparência, tamanho do corpo, raça ou religião e eu não vou tolerar outro participante sendo assediado ou ofendido.

Caso eu tome conhecimento de que alguém esteja desconfortável ou inseguro, vou notificar os organizadores e se estou ofendido ou incomodado, vou informar às pessoas em quem confio ou ao meu redor que me fazem sentir seguro e aos organizadores do evento.

Eu confio que os organizadores do evento e os participantes colaborativamente criarão a melhor experiência possível para todos os envolvidos, como eu quero e também farei.

Palestras e palestrantes:
————————————————————————————————————-
Nome Palestrante: Fabiane Marques
Bio: Desenvolvedora de software há mais de 10 anos, formada em Sistemas de Informação. Entusiasta de java, apaixonada por livros e praias.
Palestra: Yes, she codes
Descrição: Como foi participar o processo seletivo voltado exclusivamente para mulheres realizando pelo nubank?
————————————————————————————————————-
Nome Palestrante: Lilian Cavalet
Bio: Encontra-se em uma carreira na área de desenvolvimento de softwares. Ela possui 7 anos de experiência no meio acadêmico e está há dois anos no meio corporativo. Atualmente cursa Informática Biomédica e tem trabalhado com desenvolvimento em Java. Entre seus maiores interesses, estão: aprender, experimentar culinárias distintas e board games.
Nome Palestra: Annotations: do Java 5 ao SpringBoot
Descrição Palestra: Já pensou o que significa aquele @ que aparece quando geramos código Java pela IDE? O que é aquele @Autowired e @param que aparecem a cima de alguns métodos? Seus problemas acabaram! Nesta apresentação falaremos sobre essas annotations e tantas outras que nos deparamos a medida que adicionamos frameworks ao nosso projeto.
————————————————————————————————————-
Nome Palestrante: Alessandro Silva da Silva
Bio: Profissional de TI com início das suas atividades no ano de 2009, atuando com suporte, implantação de sistemas, ingressou na área de desenvolvimento em 2014, atualmente trabalha em projetos com arquitetura de microsserviços. Gosta de aprender e ensinar, apaixonado por música, futebol, churrasco e chimarrão.
Nome Palestra: Introdução ao REST e ao mapeamento de sua API RESTful
Descrição Palestra: Hoje em dia a quantidade de aplicações cresce de forma significativa, a criação de um sistema com uma única interface já não faz tanto sentido como em tempos atrás. As APIs RESTful permitem o desenvolvimento de forma desacoplada, o que nos deixa capaz de criar um mesmo conjunto de regras de negócios para diversas aplicações. Tendo em vista que o número de usuários acessando a web, necessitamos cada vez mais que nossos sistemas sejam escaláveis, neste cenário, a arquitetura REST atua como um fator determinante para escalabilidade e padronização de nossos sistemas.
————————————————————————————————————-
Nome Palestrante: Kaio Ferreira
Bio: Analista de Sistemas/Desenvolvedor Java, trabalhando atualmente com arquitetura de microsserviços, que adora aprender e compartilhar assuntos referentes ao ecossistema Java. Minha missão é ajudar quem queira aprender sobre programação, evoluindo em sua jornada profissional e pessoal.
Nome Palestra: Boas práticas no Versionamento APIs
Descrição Palestra: O ecossistema RESTFull abrange uma serie de regras e boas práticas que devem ser seguidos no desenvolvimento de APIs, entre elas temos o contexto de endpoints, autenticação, headers, métodos e outros mais. Ao implementar novos recursos em novas versões que podem surgir, devemos manter a compatibilidade dos serviços, realizando tais mudanças para garantir uma entrega continua, assim devemos usar o versionamento de APIs, que pode ser realizado de algumas formas distintas, no qual abordaremos as mais utilizadas.